
Hoje, 20 de maio, é comemorado Dia Nacional do Medicamento Genérico, data que tem motivos de sobra para ser festejada. Dados do ano passado apontam para um crescimento de 25,6% de participação no mercado, o que vale dizer que, no período, um a cada quatro medicamentos vendidos no País foi genérico, de acordo com dados IMS Health (de abril de 2012).
No total, o governo brasileiro, com informações no site www.brasil.gov.br, estima que 20% dos remédios vendidos em todo território nacional são genéricos, garantindo aos consumidores descontos que variam entre 35% e 50%. Ao todo, 337 princípios ativos já estão registrados como genéricos no Brasil. Mais de 18 mil diferentes medicamentos baseados nessas substâncias já foram lançados desde 1999 quando o Programa de Medicamentos Genéricos foi criado no Brasil.
Os genéricos têm trajetória de ascensão relâmpago no Brasil. Logo em seus primeiros quatro anos no País, já se encontravam disponíveis nas farmácias mais de 4 mil apresentações, abrangendo as principais classes terapêuticas, atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas.
Atualmente, existem no mercado brasileiro medicamentos genéricos para o tratamento de doenças do sistema cardio-circulatório, anti-infecciosos, aparelho digestivo/metabolismo, sistema nervoso central, antiinflamatórios hormonais e não hormonais, dermatológicos, doenças respiratórias, sistema urinário/sexual, oftalmológicos, antitrombose, anemia, anti-helmínticos/parasitários, oncológicos e contraceptivos.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (a Pró Genéricos), que congrega os principais laboratórios de genéricos no País, a previsão de investimentos no setor até 2014 é em torno de US$ 1,5 bilhão.
Fonte: http://correio.rac.com.br/
Ainda neste dia comemora-se:
20 • Dia da Congregação Mariana
20 • Dia do Comissário de Menores
20 • Dia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
20 • Dia de São Bernardino de Sena
0 comentários:
Postar um comentário